Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




contem-me

por M.J., em 25.05.17

dos livros lidos este ano, qual o melhor? qual recomendam? porquê?

(sejam os critérios de qualificação do melhor quais forem).

publicado às 14:39


1 comentário

Imagem de perfil

De oBomIdiota a 25.05.2017 às 15:02

Stoner - John Williams

O Bom Soldado Svejk - Jaroslav Hasek

A Lista dos Meus Desejos - Gregoire Delacourt

O Livro sem Nome/O Olho da Lua - Anónimo


Quanto ao primeiro é um drama, mas daqueles dramas de sentirmos na pele o que o personagem sofre. É um autêntico Ricardo Reis que nunca fez nada de mal, apenas quis ter uma existência normal e aparentemente feliz e tudo lhe corre mal. É de uma descrição e narração crua que a mim tocou me imenso e até me afligiu. Dei por mim com raiva da mulher dele até (estou a ser spoiler).

Quanto ao segundo é um dos meus três livros preferidos, é uma autêntica comédia. Ao contrário do primeiro, é daqueles livros que me faz rir até doer o estômago por coisas ridículas e sem sentido. Com uma escrita simples e honesta, faz-me lembrar quando estamos a contar uma história alguém de algo que se passou connosco, mesmo sérios, e a pessoa ri-se e nós nem sabemos bem porquê.

Quanto ao terceiro, é outro dos meus preferidos. É um bocadinho como o primeiro, só que é muito mais comovente e romanceado. É mais uma história de alguém que só queria um "pouquinho" para ser feliz, e que depois de ter muito percebeu que o muito afinal não servia de nada.

Quanto aos dois em quarto, é uma quadrilogia, das quais só tenho os dois primeiros porque foram os únicos que saíram em português, e estou neste momento a tentar arranjar os outros dois em inglês. São dois livros não enquadráveis em género nenhum. Aquilo é comédia, é acção, é terror, é fantástico, é mais comédia, é gore, é um pouco de tudo e um tudo de nada.


E confesso que aldrabei um bocadinho, porque este ano, ler ler, só li o primeiro, reli o terceiro e os últimos, mas tinha mesmo de partilhar :p

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



foto do autor



e agora dá aqui uma olhada