Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




M.J.* dá dicas de como ser boa esposa. qual gosta mais?

 

1. tenha o jantar sempre pronto. planeie com antecedência. esta é uma maneira de deixá-lo saber que se importa com ele e com sua necessidades. 

 

2. a maioria dos homens estão com fome quando chegam em casa, e esperam por uma boa refeição (especialmente se for o seu prato favorito) que faz parte da recepção calorosa.

 

3. separe 15 minutos para descansar e assim estará revigorada quando ele chegar. retoque a maquilhagem, ponha uma fita no cabelo e pareça animada.

 

4. seja amável e interessante para ele. o dia foi chato e ele pode precisar que o anime sendo que essa é uma das suas funções.

 

5. coloque tudo em ordem. dê uma volta pela parte principal da casa antes do seu marido chegar. junte os livros escolares, brinquedos, papel, e em seguida, passe um pano sobre as mesas.

 

6. durante os meses mais frios deve preparar e acender uma fogueira para ele relaxar. o seu marido vai sentir que chegou a um lugar de descanso e refúgio. afinal, providenciando pelo seu conforto, você terá satisfação pessoal.

 

7. dedique alguns minutos para lavar as mãos e os rostos das crianças (se eles forem pequenos), pentear os cabelos e, se necessário, trocar de roupa. as crianças são pequenos tesouros e ele gostaria de vê-los assim.

 

8. minimize os ruídos. quando ele chegar desligue a máquina de lavar ou de secar. incentive as crianças a ficarem quietas.

 

9. fique feliz ao vê-lo. receba-o com um sorriso caloroso, mostre sinceridade e desejo em agradá-lo. ouça-o.

 

10. pode ter uma dúzia de coisas a dizer lhe dizer mas quando ele chega não é o momento. deixe-o falar primeiro e lembre-se que os temas de conversa dele são mais importantes do que os seus.

 

11. nunca reclame se ele chegar tarde, sair para jantar ou outros locais de entretenimento sem você. em vez disso, tente compreender o mundo de tensão e pressão dele, e a necessidade de estar em casa e relaxar.

 

12. o seu objetivo principal é certificar-se de que sua casa é um lugar de paz, ordem e tranquilidade, onde seu marido pode se renovar em corpo e espírito.

 

13. não o cumprimente com queixas e problemas.

 

14. deixe-o confortável. faça com que ele se incline para trás numa cadeira agradável ou deitar-se no quarto. dê-lhe uma bebida fria ou quente pronta.

 

15. arrume a almofada e ofereça-se para tirar os sapatos dele. fale em voz baixa, suave e agradável.

 

16. não reclame se ele se atrasar para o jantar ou passar a noite fora. veja isso como pequeno em comparação ao que ele pode ter passado durante o dia.

 

15. não lhe faça perguntas sobre as suas acções ou que questione a sua integridade. lembre-se, ele é o dono da casa e, como tal, irá sempre exercer sua vontade com imparcialidade e veracidade. você não tem o direito de questioná-lo.

 

16. uma boa esposa sabe o seu lugar.

 

*M.J. só transcreveu um artigo de maio de 1955, da revista housekeeping monthly.

publicado às 12:30


2 comentários

Imagem de perfil

De Corvo a 21.10.2016 às 13:12

Boa tarde, MJ.
E eu transcrevo-lhe a educação feminina, ou a aconselhável para a dignificação da mulher portuguesa, quase dez anos depois.

Não se deve irritar o homem com ciúmes e dúvidas. ( Jornal das Moças, 1957. )

Se desconfiar da infidelidade do marido, a esposa deve redobrar o seu carinho e provas de afecto. ( Revista Cláudia, 1962 )

A desarrumação numa casa de banho desperta no marido a vontade de ir tomar banho fora de casa. ( Jornal das Moças, 1965 )

A mulher deve fazer o marido descansar nas horas vagas. Nada de incomodá-lo com serviços domésticos. ( Jornal das Moças, 1959. )

Se o seu marido fuma, não arranje zanga pelo simples facto de cair cinza nos tapetes. Tenha cinzeiros espalhados por toda a casa. ( Jornal das Moças, 1957. )

A mulher deve estar ciente que dificilmente um homem pode perdoar a uma mulher que não tenha resistido a experiências pré-nupciais, mostrando que era perfeita e única, exactamente como ele a idealizara. (Revista Cláudia, 1962. )

Mesmo que um homem consiga divertir-se com a sua namorada ou noiva, na verdade ele não irá gostar de ver que ela cedeu. ( Revista Querida, 1954. )

O noivado longo é um perigo. ( Revista Querida, 1953. )

É fundamental manter sempre a aparência impecável diante do marido. (Jornal das Moças, 1957)

E para finalizar, o culminar da felicidade feminina.

O lugar da mulher é no lar. O trabalho fora de casa masculiniza. ( Revista Querida, 1955)
Imagem de perfil

De M.J. a 21.10.2016 às 16:01

muito bom.

a minha avó tinha um livro de capa verde que ensinava as moças a serem boas esposas. um dia deixou-mo ler. eu devia ter uns dez anos e entrei de frente no capítulo que instruía a noiva a lavar o cabelo sempre que o noivo a visitasse. não percebi a coisa porque a mamã obrigava-me a tomar banho todos os dias.
foi nesse dia que comecei a pôr em causa que palavra de avó era lei.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



foto do autor



e agora dá aqui uma olhada